5 atitudes de sucesso de um empresa 2.0

Já falamos aqui dos 9 desafios de TI para empresa 2.0. Vamos entender agora as atitudes importantes para se ter sucesso com uma empresa 2.0:

  1. Colaboração – construção de um espírito de cooperação e partilha de idéias é importante porque com empresas 2.0 nos afastamos dos terrenos conhecidos de aplicação, desenvolvimento e implantação. Precisamos de assegurar que todos os interessados participem e tenham uma só voz.

  2. Diálogo + feedback loops + ouvir – colaboração é sustentada por escuta, diálogo e feedback frequentes. Para isso precisaremos de gestores que modelem este tipo de comportamento, e geralmente o resto da equipe acompanha.

  3. Falhe rápido, falhe com frequência – (Scrum approach?) – a idéia de falha rápida e de baixo custo, pode ser uma tarefa difícil para se chegar a um acordo com as cabeças gerentes acostumadas à falsa segurança das metodologias em cascata. Mas também é importante estudar a falhas, informação é o propulsor para um futuro sucesso.

  4. Pré-determinação e não pontos concretos de – processos decisórios e horários pré-determinados são muito importantes. Assim como escalar o monte Everest, saber quando parar pode ser a diferença entre pequena desilusão e desastre.
  5. Usabilidade acima de tudo – sabemos que a resposta do usuário para aplicativos web 2.0, é que eles aceitam menos funcionalidade, enquanto o que tvierem é utilizável. Isso significa envolver os designers de interface na equipe principal e não deixá-los de fora até o último momento. Quanto maior a usabilidade, maior a adoção dos usuários.

Fonte Social Computing Magazine

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