Em uma semana pontuada pelas demissões em tecnologia, o serviço de e-commerce Amazon.com anunciou nesta quinta-feira (29/01) que teve aumento de 18% no faturamento, que chegou a 6,7 bilhões de dólares nos últimos três meses de 2008.
Impulsionada pelas vendas do leitor eletrônico Kindle, classificadas como “estranhamente fortes” pelo seu fundador e CEO, Jeff Bezos, a Amazon.com viu seu lucro crescer 9% do período e atingir 225 milhões de dólares ou 52 centavos de dólar por ação do serviço.
Bezos explica:
Existem duas maneiras de estender um negócio. E fazemos um pouco dos dois. Faça um inventário daquilo que você é bom e então alargue suas habilidades. Ou determine o que seus clientes precisam e trabalhe ao contrário, mesmo que isso exija desenvolver novas habilidades. Kindle é um exemplo de trabalho ao contrário.
Trabalhamos há muitos anos, talvez 12 anos, vendendo e-livros e você precisava de um microscópio eletrônico para encontrar as vendas. Ninguém veio, ninguém os queria, ninguém precisava de e-books. Há quatro anos atrás, quando nós começamos a trabalhar no Kindle, vimos algumas tecnologias convergindo, e tornarem-se maduras o suficiente à qual pudéssemos nos unir para criar um serviço.
O ponto-chave foram os recursos de conectividade sem fio embarcados, o que chamamos de “whisper net“. É a mesma rede avançada que utilizam telefones celulares 3G, mas com toda a complexidade desabilitada. Não há nenhuma fatura mensal. Nós embutimos o custo de entrega no custo do livro.
Mas uma prova de que o que vende é um bom modelo de negócio e não alguma suuuper novidade tecnológica.
Fontes ComputerWorld e FastCompany