Consumidores de mais de 50: eles nao sao todos iguais

Você já reparou que o pessoal de marketing e propaganda tem hoje um monte de subdivisoes para definir demograficamente o público-alvo de uma marca? Recém-nascidos, bebês, crianças, pré-adolescentes, adolescentes, jovens adultos, adultos – cada um desses rótulos traduz, de algum modo, o comportamento de consumo dos indivíduos, do nascimento a maturidade. Depois dos 50 anos, entretanto, todos sao reunidos em um único bloco, como se nao houvesse diferença alguma entre…

Cuidado com as comunidades, mudanças geram muita polêmica

Flickr lança serviço de vídeo e causa muita polêmica. “We Say NO to Videos on Flickr” (“Não aos vídeos no Flickr”). Esse é o nome do maior – mas não único – grupo criado dentro do famoso site de compartilhamento de imagens em protesto ao novo recurso oferecido pelo portal. Cerca de 30 mil pessoas, inclusive brasileiros, fazem parte da comunidade. Nos parece que: 1) este relato vem comprovar a…

Vinho sob suspeita na Italia e o dilema da prioridade estratégica

Na semana passada, o ministério público italiano mandou recolher 600 mil garrafas do tinto Brunello di Montalcino para exame, um dos tipos mais renomados e caros do país. O governo italiano suspeita que quatro das 200 vinícolas que produzem o Brunello di Montalcino tenham usado uvas fora das especificações na safra de 2003, que começa a ser vendida agora. Este é um dilema usual do mercado moderno de vinhos: ir buscar…

Relatório Especial da CIO: Uso de TI no setor de varejo brasileiro

Comercializar milhares de itens diferentes diariamente de forma lucrativa é um grande desafio. Fazer isso em um País de proporções continentais é ainda mais difícil. Como se não bastasse, para aumentar a complexidade dos processos, ocorre hoje o aumento do comércio mundial e a entrada de enorme quantidade de consumidores das classes C e D e de regiões pouco exploradas nos planos das grandes redes varejistas. Este relatorio vale a…

Call center brasileiro adota solução de CRM sob demanda

A AlmavivA do Brasil, subsidiária da empresa de call center italiana de mesmo nome, acaba de fechar um contrato de software como serviço (SaaS) com a Plusoft, para adoção da solução de Crédito&Cobrança do CRM 5 da Plusoft. Segundo Lincoln Ribeiro, coordenador de crédito e cobrança da AlmavivA do Brasil, inicialmente foram alugadas 15 cópias do sistema, que deverá realizar todo o gerenciamento da área de cobrança de um novo…

Memphis Burger substitui cartões por smart cards e aumenta vendas em 20%

Memphis Burger substitui cartões de fidelidade em papel por smart cards e identifica melhor clientes, aumentando fidelização em 30% e provocando aumento nas vendas. Quem deu a idéia foi um cliente – o gerente de marketing da E-Safetransfer, Dayyán Morandi. Depois de apresentar a idéia e agendar reuniões para mostrar também a ferramenta, o dono da Memphis, Renato Noschese, decidiu investir 5 mil reais para implementar a novidade. A empresa…

Design + Utility = Beautility

O I Encontro IDEA/Brasil de Design, realizado pela Associação Objeto Brasil, reuniu os palestrantes como Tucker Viemeister do Studio Red do Rockwell Group e Lincoln Seragini da Seragini Farnè Guardado Design. Lincoln Seragini afirmou em sua palestra: “não basta ser bom, tem que parecer ser bom”. Para isso é necessário investir na beleza, algo que seduz naturalmente as pessoas. O ser humano nasceu para admirar o que é belo e…

Saiba como a mobilidade está mudando as redes sociais

Aposta da Nokia na rede social Ovi mostra como esses dois mundos vão atuar em conjunto. A maioria das pesquisas aponta que a Nokia vende 40% de todos os telefones celulares do mundo. Por isso, parece um tanto extraordinário que esteja injetando dinheiro em um portal de rede social. Mas é exatamente o que este fabricante finlandês de equipamento móvel. está fazendo com o Ovi, lançado no começo do ano.…