MTV faz internet para recuperar prejuizo

Esta é a estratégia da MTV Networks (grupo ao qual pertencem a MTV e a Comedy Central) para reconquistar o público infanto-juvenil – cada vez mais próximo das redes sociais e dos videogames. Segundo a Reuters, a aposta da MTV Networks é criar portais e sites específicos para suas séries e programas, buscando a fidelizaçao às marcas através da interatividade. Em alguns casos, além de assistir aos episódios, o público…

Mídias tradicionais com problemas

O mercado publicitário está numa fase de reinvenção (inclusive repensando seu modelo de negócio, depois de quedas sucessivas de faturamento). As mídias tradicionais também passam por uma crise de existência com o início de subida franca das mídias alternativas (22% já identificado no mercado americano), sendo que os 5 primeiros sao midia gerada pelo consumidor, propaganda em aparelhos moveis, publicidade em videogames, propaganda em video online e boca a boca.…

Pequenas empresas gerando tecnologias de ruptura

Este mercado tao globalizado nunca viu tanto empresa nascendo. Por força inclusive de custos crescentes, estas mesmas empresas fazem força para permancerem pequenas mas de seu tamanho vem o dinamismo e força criativa, inovação. Elas hoje quebram a relação de forças (principalmente no mercado de TI) que pendiam tradicionalmente tanto para o lado das grandes corporaçoes. Veja artigo da Forbes (em inglês) >

Um terço dos vídeos assistidos na web está hospedado no YouTube

De cada três vídeos vistos na web, um está hospedado no YouTube. Os dados foram divulgados pela comScore e se referem aos acesso de janeiro de 2008, num universo composto de 3,25 milhões de vídeos assistidos. Graças ao YouTube, o Google lidera este mercado, com 34,3% de participação. Em segundo lugar, ficou a Fox Interactive Media com 6% e em terceiro, o Yahoo!, com 3,2% de participação. O estudo informou…

“Sugiro abolir a palavra mídia, o que acham?” diz Fernand Alphen, diretor de planejamento da F Nazca

Frases do Fernand que mais merecem destaque: Sempre que nos perguntamos “para onde vai nossa verba”, é uma simplificaçao preguiçosa dividir os investimentos da forma que fazemos. Mesmo que a gente raciocine em termos de “atitude” do receptor diante da mensagem, TV – anestesiado; Internet – excitado; Jornal – desperto; Revista – sintético; ainda assim o raciocínio é no mínimo raso porque quem garante que a TV nao pode excitar,…

Para cativar o consumidor é preciso criatividade e autenticidade.

O consumidor não é bobo, e percebe quando é enganado. Por isso, a comunicação precisa ser honesta (além de criativa, claro!). O consumidor também satura: a criatividade, também necessária na utilização dos canais de mídia, se esgota quando estes mesmos canais passam a ser utilizados de forma indiscriminada. A perca da relevância de um canal de comunicação, hoje, o condena a um declínio irreversível. Por outro lado, o uso extensivo…

Web 3.0: a expansão do conceito.

Concordamos quanto à superficialidade do conceito, conforme ja descrito neste distinto jornal. Mas o conceito pegou e hoje é referência de mercado. A visão proposta por Sramana Mitra (apesar da nomenclatura modista) é realmente ampla e completa: Web 3.0 = (4C + P + VS) + Place 3C = Content, Commerce, Community | 4th C = Context | P = Personalization | VS = Vertical Search Leia os artigos completos:…