Sobre estratégia de preços

O Portal HSM Online perguntou a Frederico Zornig, especialista em preços, porque cair na tentação de baixar preços e custos não é a melhor saída para a sustentabilidade de sua empresa no longo prazo.

Qual a importância da precificação correta de um serviço ou produto?
Já foi demonstrado, em diversos estudos, que um aumento de 1% no preço de venda resultará em uma contribuição ao lucro superior a uma redução de custos ou aumento de volume da mesma magnitude. Entretanto, a maioria das empresas ainda acredita que as variáveis mais importantes para ser gerenciadas são custos (a redução dele) ou aumento de volume. Não estou dizendo que não se deva buscar redução de custos ou aumentos de volume. Para mim, estas duas variáveis são obrigatórias também. Mas uma atitude passiva em relação a estratégias e gestão de preços acaba deixando muito dinheiro “em cima da mesa”. Estou seguro que uma estratégia de preços bem estruturada, com políticas comerciais bem definidas, somada a uma decisão sobre preços mais centralizada, e coordenada através de um processo que tem um responsável e determinadas métricas, poderá alavancar substancialmente os resultados de qualquer empresa.

Fonte HSM

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