O consumidor atento às questões ambientais e disposto a mudar seus hábitos de consumo para alternativas mais ecológicas já pode ser considerado como um potencial risco aos negócios. É o que aponta estudo da consultoria Ernst&Young, intitulado “Riscos Estratégicos aos Negócios – 2008 – Os Dez Maiores Riscos às Empresas”. O estudo, com base nas análises de 70 especialistas ao redor do mundo, avaliou 12 setores da economia e apontou as dez maiores ameaças para os negócios na atualidade.
AS MAIORES AMEAÇAS ÀS EMPRESAS
- Riscos regulatórios: referentes a mudanças na legislação
 - Choques financeiros globais: crises financeiras internacionais
 - Envelhecimento da população: futuro do trabalho e do consumo
 - Mercados emergentes: mudança na geopolítica dos negócios
 - Consolidação dos negócios: impacto das fusões e aquisições
 - Crises de energia: aumento expressivo do preço da energia
 - Transações estratégicas: perda de oportunidades de negócios
 - Inflação dos custos: aumento dos custos para se fazer negócios
 - ”Verde radical”: pressão por questões ambientais
 - Mudança de hábitos: tecnologia transforma os hábitos de consumo
 
Fonte Estado de S.Paulo
