Um (ex)físico profissional como Clemente Nobrega, trabalhando com estratégia e inovação não é um arranjo comum (é um arranjo brilhante!).
Ele escreve em seu blog:
“Sempre tento me explicar dizendo assim: ”Física é sobre descobrir padrões de ordem no caos -desenterrar princípios que nos ajudem a ver e prever no meio da confusão. Princípios que levem a resultados. Bem , isso não é muito diferente do que um executivo de empresa tem de fazer no seu mundo, certo?A diferença é só de contexto”.
Os empreendimentos da ciência e dos negócios permitem uma tremenda liberdade de expressão. O que eles não aceitam é ausência de “resultado” porque aí nossas histórias ficam sem substância. Ausência de resultado é a fraude na ciência e nos negócios.
Resultado é o que Einstein ou Newton produziram através de suas narrativas,ou o que Henry Ford ou Steven Jobs produziram através das suas. Resultado é o que define “ o que é verdade” em ciência e nos negócios.
Quando Einstein concluiu que E=mc2, ele comprimiu numa formulação simples, elegante, concisa, uma quantidade imensa de informação que até então não era percebida. Estava desordenada e solta. Não fazia sentido, embaralhada no meio da confusão.
Newton afirmou que são entidades chamadas forças as responsáveis pelas alterações dos estados de movimento das coisas no universo. Em seguida mostrou que a capacidade delas (forças) fazerem isso depende de uma propriedade de cada objeto chamada massa. Assim , resolveu a confusão eliminando o preconceito e a superstição que, há milênios ,“explicavam” o funcionamento da natureza.”
“…Newton fez uma descoberta tão genial que nós-pobres humanos-passamos a achar que a ciência desvendara as intenções de Deus. Doce iIusão….
Henry Ford no início do século, diante de uma paisagem urbana onde só havia cavalos, carroças, mal cheiro e estrume, dá um passo adiante e diz :
“Eu vou definir o que vai ser a sociedade do automóvel. Carros não serão brinquedos só para ricos, mas toda pessoa que ganhe um salário decente poderá ter um. Eu vou definir a maneira de se fabricar esses carros, de modo que eles tenha um preço que a pessoa comum possa pagar…”.
Fonte Blog Idéias e Inovação