9 desafios de TI para empresa2.0

  1. Autenticação e segurança – é fundamental definir o nível de segurança necessário para proteger ativos corporativos e para compreender a relação custo / benefício da equação em torno deste tema;
  2. Business buy-in – sem buy-in das soluções e planejamento, é provável que a empresa 2.0 irá enfrentar uma luta difícil para aprovar o projeto e gerar valor percebido;
  3. Dados corporativos – a proteção dos dados corporativos é necessária, já que podem estar envolvidas informações de elevados níveis de confidencialidade e necessidades em vários níveis de acesso ao conteúdo; processos nítidos são essenciais para se gerir este tópico;
  4. Custo / ROI – alguém vai querer conhecê-lo e pode ser um verdadeiro desafio para este retro-estruturar esta variável, se ela não foi construída desde sua implementação no início da empresa 2.0 – se a um ROI não é financeiro, então é melhor que todos saibam disso;
  5. Sistemas de produção – como os sistemas de produção podem ser protegidos contra ataques e simultaneamente aberto a outros sistemas? Virtualização pode ser um benefício real na resolução deste problema;
  6. Recursos – se mantivermos orçamentos decrescentes todas as novas aplicações sexies do mundo 2.0? É aqui onde entre uma visão de longo prazo de arquitetura e, principalmente, o Custo Total de Propriedade (TCO – Total Cost of Ownership) realmente entram em jogo;
  7. SaaS – software como um serviço é tanto um risco e uma oportunidade para os departamentos de TI. Por um lado, pode aliviar a pressão sobre orçamentos e recursos de TI, mas por outro lado, pode causar problemas de gestão e integração (por exemplo, autenticação pode ser um problema com os sistemas hospedados externamente);
  8. Nas costas de TI – corresponde ao risco dos usuários (de negócio) não gostarem da proposta sugerida por TI e utilizem seus cartões de crédito corporativo para contratar aplicativos externos (e por vezes até mesmo colocando o sigilo de dados corporativos em risco).
  9. Skills – the question of how an IT department with limited resources can keep skills up to date simultaneously with maintaining support for legacy systems can be a real challenge. Competências – a questão de como um departamento TI, com recursos limitados, pode manter suas competências atualizadas simultaneamente com a manutenção do suporte aos sistemas legados, pode ser um verdadeiro desafio.

Gostaríamos de dar especial destaque ao ponto 8, que vai de imediato encontro à nossa constantes preocupaçao con adoção da solução pelas equipes. Imaginem o embrolho político que pode representar a própria equipe de TI ser bypassada na contratação de uma solução tecnológica.

Fonte Social Computing Magazine

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