Virtualização e cloud computing exigem gestão simplificada

Junto com os novos modelos de entrega de software como serviço, as empresas perceberam a necessidade de utilizar soluções para gestão de TI adequadas a esses modelos. Assim, muitos fornecedores iniciantes têm ganhado espaço no mercado graças à oferta de tecnologias que privilegiam as novas plataformas de computação e prometem simplificar a forma de gerenciar as ofertas baseadas em cloud computing (computação em nuvem) e virtualização.

“Tecnologias como computação em nuvem estão impulsionando a demanda por automatização e gestão dos acordos de serviço, porque envolvem recursos internos e externos. O que muda a forma de trabalho do software”, diz Andi Mann, diretor de pesquisa da entidade que analisa os desafios dos departamentos de TI em todo o mundo Associação de Gestão Empresarial. “E as soluções para gestão precisam adaptar-se para controlar aplicações e serviços nesses ambientes híbridos”, complementa.

Da mesma forma, o vice-presidente de pesquisas da consultoria Gartner, David Williams, afirma que há uma percepção cada vez maior do impacto que os novos modelos de entregas de serviço vão ter sobre a área de TI. “E os gestores estão cansados de fornecedores que exigem demais e demoram a adequar as soluções para gestão à evolução do mercado.”

Assim, os especialistas acreditam que há uma tendência dos CIOs buscarem pequenos fornecedores que ofereçam  soluções para monitorar o fluxo de informações mas redes corporativas, bem como ajudem a controlar os dispositivos móveis conectados ao sistema das empresas.

Fonte CIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *