Consumidores como mídias

“Hoje, com as novas capacidades tecnológicas, os consumidores estão se tornando uma mídia”, afirmou John Dooner, presidente mundial da McCann Worldgroup, em visita ao País, semana passada. “Quando os consumidores se tornam uma mídia, é preciso armá-los com informação e é preciso estar disponível para dialogar com eles. Não é uma ameaça. É divertido e é uma oportunidade para inovar.”

“O Brasil está indo melhor que a maioria dos países”, afirmou Dooner, acrescentando que o País está entre os 13 maiores mercados para a empresa. “O Brasil é parte dos Brics (grupo que também inclui Rússia, Índia e China), e está conseguindo algum crescimento, enquanto nos Estados Unidos, na Europa e em outros mercados, a ausência de crescimento é o novo crescimento. Não estou dizendo que o Brasil não recebeu impacto desta grande recessão, mas acredito que está tendo um crescimento sustentado.”

Linder citou automóveis e informática como exemplos de setores que reduziram o investimento em publicidade e cosméticos e telecomunicações como exemplos de setores que aumentaram. “Somos a agência da Chevrolet e o investimento foi claramente menor no primeiro semestre. Outro exemplo foi a HP”, disse. “Por outro lado, um dos nossos mais importantes clientes globais, a L’Oréal, e um dos nossos mais importantes clientes locais, a TIM, aumentaram seus investimentos. O comportamento é bastante diferente, dependendo da categoria de produto.”

Fonte Estado de S.Paulo

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