8 previsões para web2.0 corporativa em 2009

Previsões de Dion Hinchcliffe para este ano:

1. Orçamentos apertados vão conduzir à adopção da Web 2.0 de baixo custo e soluções em nuvem / SaaS. Mesmo se parecer óbvio, não se engane. Empresas focarão em cortar custos e provavelmente muito de TI e downsizing de negócios, mas pode estar acontecendo uma onda de “Economia 2.0”.

2. Comunidade on-line e tecnologias 2.0 tecnologias tornam-se uma prioridade para a maioria das organizações. CRM e atendimento ao cliente estão cada vez mais profundamente relacionados com comunidades de usuários on-line, com muitas organizações despertando para interação online com o cliente.

3. Cloud computing permanecerá uma dos maiores novidades da Internet. Espere grandes novidades dos grandes operadores existentes como a Amazon e SalesForce, além de novas entradas de grandes empresas e outras iniciativas similares.

4. Uso interno de tecnologia 2,0 continuará a crescer em grandes empresas, enquanto a luta continua no mercado de produtos 2.0. Praticamente todas as grandes histórias de sucesso online vêm de empresas iniciantes (start-ups); muito poucas empresas tradicionais têm sido capazes de criar crescimento rápido, amplamente utilizado Web 2.0 produtos como YouTube, Facebook, Twitter, etc

5. O clima económico vai, finalmente, conduzir para grandes avanços para alinhar TI com negócios. Com pouca margem de erro para este ano, muitas organizações vão finalmente estreitar a distância entre TI / negócios para reorganizar, responder a novas condições comerciais, criar novas fontes receitas, e resolver os desafios empresariais.

6. Plataformas e dispositivos móveis se tornarão altamente estratégicos. A disseminação do Android em telefones, grandes avanços na plataforma iPhone, a prevalência do Blackberry e sua aplicação aberta como nova estratégia, o crescimento do netbook irão conduzir os negócios com aplicações para força de trabalho, organização virtual das equipes com novas tecnologias de comunicação e de colaboração, muitos com abordagens 2.0.

7. SOA vai a uma dieta, pega alguns novos truques, e sobrevive. Previsivelmente um mashup de tecnologias à frente desta transformação, mas um aprofundamento da discussão sobre Web-Oriented Architecture (WOA) como convergência dos conceitos de Web 2.0/SOA.

8. Essas mudanças maciças no cenário 2.0 criam novas oportunidades de negócio. Embora a economia tenha sido duramente atingida, muitas iniciativas seguiram ainda linhas 1.0 e precisam se adequar ao novo comportamento do consumidor/usuário/participante.

Fonte ZDNet.com

Leia post >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *