SOA: amigo ou inimigo?

Cezar Taurion escreveu no seu blog

Basicamente existem três tipos de budget para projetos SOA:

a) Budgets específicos para SOA, que aparecem quando alguma tecnologia como ESB é necessária e seu custo não pode ser acoplado a nenhum projeto de negócio específico.

b )Budgets para os projetos de negócios oriundo das LOB (Line of Business) baseados em SOA. Tende a ser o mais comum.

c) Budgets redirecionados de outros projetos que não trazem valor agregado para o resultado do negócio e que podem ser postergados ou cancelados em tempos de retração econômica. Um exemplo? Nem pense em substituir XP por Vista nos desktops. E porque não trocar as licenças do Office por softwares gratuitos como Symphony ou OpenOffice?

A nossa conclusão, já na sobremesa, foi que o caminho para SOA é inevitável. A razão é simples: cada vez mais TI está se transformando em BT (Business Technology), fazendo parte do próprio negócio, contribuindo de forma decisiva para melhorar resultados da companhia. Ora, sem SOA isto é praticamente impossivel. Como fazer a empresa ser flexível, responder com rpoidez às mudanças no contexto de negócios, criar redes de valor temporárias?

Mas, por outro lado a pressão pelo curto prazo existe e não podemos ignorar o mundo real. Assim, buscando implementar projetos SOA de resultado rápido constrói-se, aos poucos, uma plataforma SOA. Mas, não esquecendo que esta plataforma precisa que os componentes sejam coerentes entre si. Ter uma estratégia SOA de longo prazo continua sendo fundamental. Apenas, em tempos bicudos, implemente “projetos rápidos” como uma forma de chegar lá..

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