Governança, redes sociais e redução de custos estão em evidência.

CIOs devem adotar medidas concretas para sair da crise apesar de, tanto o Gartner quanto o IDC, apontarem apenas reduções nos crescimentos dos orçamentos.

Com orçamentos praticamente garantidos para 2009, CIOs agora pensam em como investir corretamente para não terem surpresas. Segundo Ione Coco, vice-presidente do Gartner para América Latina, alguns eventos que acabam sendo relacionados à crise sem motivo.
A queda dos investimentos em SOA (arquitetura orientada a serviços), por exemplo, não tem nada a ver com o momento econômico e já estava prevista pela consultoria. Talvez o ponto mais crítico desse processo, segundo Freitas, seja a captura das informações.
Com as redes sociais, as pessoas passaram a acreditar em várias fontes, às vezes pouco confiáveis. Filtrar os dados para disponibilizar apenas informações úteis para a empresa é um problema muito grande.

Ao ser questionado sobre a diminuição nos orçamentos, Antonio Freitas, CIO da Motorola, diz que poucas empresas estão, de fato, relatando cortes nos gastos. “Neste momento de crise, as companhias estão vendo as vulnerabilidades de seus competidores. A TI tem um papel importante para isso, além ter capacidade de reduzir custos”, disse o executivo.

Fonte ComputerWorld

Leia matéria completa >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *