Promessas de banda larga a R$10,00 no Brasil

O Estadão foi extremamente objetivo e quero reproduzir aqui um trecho de seu Editorial: “Como em ano de eleições tudo se promete, o presidente diz que a intenção é oferecer o acesso à banda larga a R$ 10 mensais. Só não diz como fazer esse milagre. Para que se tenha ideia do disparate, é bom lembrar que a mais avançada e mais barata rede de banda larga do mundo é…

Mais um golpe no modelo tradicional de publicidade

Saiu no New York Times (publicado pelo Estadão) um artigo preocupante para as agências de publicidade. A pesquisa foi realizada durante o SuperBowl 44, no último domingo: “Muitos dos comerciais considerados em geral mais eficientes, memoráveis e comentados foram criados ou sugeridos pelos consumidores – ou produzidos pelos próprios patrocinadores -, e não por profissionais de agências de publicidade.” “‘A resposta a esses vídeos foi impressionante, tanto dentro quanto fora…

Destruição criativa da Microsoft

Esta é a primeira visão direta e objetiva que leio sobre a toda poderosa (all mighty) Microsoft. O depoimento sincero de um antigo (1997-2004) VP da gigante americana, Dick Brass , poderia ser um excelente ponto de partido para uma reversão (que ele mesmo descreve como sendo do conhecimento de todos na companhia) de sua imagem e posicionamento de mercado, se ela estivesse disposta a assumir essa asfixia criativa e…

Inovação como processo de aprendizado

O vídeo acima sumariza os conceitos do artigo  “Innovation as a Learning Process: Embedding Design Thinking” que saiu na revista California Management Review. O artigo ganhou um prêmio de excelência da firma de consultoria Accenture em 2009 e mostra como podemos inserir o “pensamento de design” para resolver problemas do dia a dia. Innovation as a Learning Process from Roger Shealy on Vimeo.

Nas redes, localização é mais importante que tamanho

A crença defendida por muitos é a de que quanto maior for a rede de seguidores ou de amigos de uma pessoa, maior o seu poder no processo de disseminação de notícias, idéias, conhecimento e informação. O que faz com que muitas pessoas e instituições se esforcem e busquem ampliar suas redes, às vezes a qualquer preço. Porém, um estudo realizado pela Universidade de Boston coloca o senso comum em cheque…

Referência de gestão

Algumas empresas já investem em um modelo de desenvolvimento de seus principais gestores com o intuito de prepará-los para essa gestão mais abrangente de equipes. A General Eletric é um dos exemplos mais conhecidos, segundo Curran. Ele afirma que a empresa é reconhecida por sua capacidade de preparar bons gestores, em especial, CEOs. O segredo do sucesso da GE está em uma metodologia batizada de VRIO e que basicamente consiste…

8 dicas pra usar melhor BI

Encontramos com BI as mesmas características de implantação de um CRM, mesmo se as finalidades são completamente diferentes: BI não é software, mas uma visão de negócio. Por isso, defina objetivos. A ferramenta poderia ser um Excel; BI depende de dados, sem este insumo não se gera conhecimento. Por isso, políticas de BI precisam ser precisas e previstas em contexto de BSC: precisam estar na base da cadeia de TI;…

Correios envia menos cartas mas suporta e-commerce

Logo no natal, Celso Ming escreveu no Estadão um fantástico artigo que reproduzo abaixo. Claro, que o número de cartas baixou, mas eu não tinha a dimensão da quantidade. Assim como é importante e interessante ver a empresa se reinventando. Vamos ao texto… “… Claro, estão deixando de ser o intermediário entre remetente e destinatário de correspondências. Em compensação, estão assumindo fatias cada vez maiores do mercado de envio de…