Indicador da Sociedade da Informação (ISI) aponta: Brasil é o segundo em adoção da internet e o último em desenvolvimento tecnológico na américa latina.

Em relação ao Brasil, o relatório mostra mudanças no cenário de TIC (Tecnologias da Informação e Telecomunicações). O crescimento anual de 8,4% é o mais significativo dos últimos cinco trimestres. As variáveis mais dinâmicas dentro do segmento foram relacionadas aos usuários de Internet, com progresso de 25,3%. Além disso, o parque tecnológico brasileiro cresceu 23,8%. Estes resultados elevam o país à categoria de segundo mais importante, perdendo apenas para o…

Serviços online e trabalho remoto: o mercado ainda hesita

Mesmo se a tendência aponta para soluções online (e, aliás, on-demand), existe uma resistência forte para a descentralização da publicação de dados (considerados) estratégicos. Veja esta matéria > Mas por outro lado, o mercado entrega diariamente novas opções, em toda a gama de soluções tecnológicas, online (ou “live” como uma certa nomenclatura proclama). Segue referência de um recém lançamento > Porém gostaríamos de colocar alguns pontos para reflexão: Essas informações…

Serviços online = dados estratégicos hospedados fora da companhia. O mercado esta preparado?

Outsourcing de serviços, gestao terceirizada de infra-estrutura, para manter o foco no core-business da sua empresa. Todos esses conceitos já são clichês de mercado. Só que, sistematicamente, essas soluções de gestão milagrosas esbarram na hospedagem de dados estratégicos fora do ambiente tecnológico da corporação. É aí que o mercado mostra seu lado conservador. Matthew Glotzbach, diretor de gerenciamento de produtos do Google Enterprise, fala sobre o assunto em entrevista bem…

Um site que vende idéias

Foi lançado na Argentina, pelo criativo German Castaños, “um site batizado de Idea Vip, que coloca à venda na rede idéias em diversas áreas, como novos produtos, oportunidades de negócios, alimentaçao, capacitaçao, publicidade e telefonia fixa, entre vários outros. Qualquer um pode mandar sua idéia” – informa o Daniel Oiticica no seu blog Conheça a iniciativa >

E-commerce fatura R$ 6,2 bi em 2007

O Brasil movimentou, em 2007, R$ 6,2 bilhões em compras realizadas no comércio eletrônico, o que representou um aumento de 40% em relação a 2006. Os dados são da 17ª edição do relatório WebShoppers, realizado pela e-bit, empresa especializada em informações e pesquisas sobre e-commerce. 20,4 milhões de pedidos online, ante 14,8 milhões em relação ao ano anterior no período analisado, 9,5 milhões de brasileiros fizeram ao menos um pedido…

Google compra DoubleClick por US$ 3,1 bi

Após aprovação de autoridades da União Européia (UE), o Google confirmou a aquisição da DoubleClick, empresa que oferece ferramentas a agências e anunciantes para promover publicidade online. Em dezembro, o negócio havia recebido a aprovação das autoridades americanas. Porém o negócio necessitava do aval da UE para ser confirmado. Com a compra, as ações do Google operaram em alta de 4,7% durante a tarde desta terça-feira, 11. A DoubleClick obtém…

Consumo e comunidades

Com consumidores cada vez menos fiéis a marcas e cada vez mais bombardeados por campanhas (virais, institucionais, promocionais, 1to1, …), fica cada vez mais dificil cativar a atenção (quanto mais o bolso) do mercado consumidor. Desta maneira, o trabalho via comunidades parece ser uma estratégia interessante já que, em vez de falar do produto, passamos a nos comunicar por algum foco de interesse do usuário: invertendo a relação de forças/interesse.…

Sobre o novo mercado: MP3, open source,…

Definitivamente, a tecnologia mudou o jeito de se fazer negócios. Vou reproduzir integralmente aqui uma passagem do artigo do Cezar Taurion por apresentar, de maneira muito clara, uma visão de mercado que compartilho: ” Tem um comentário muito interessante de um ex-diretor de pesquisas da IBM, James McGroddy, que tirei de um livro, excelente por sinal, que estou lendo, de Henry Chesbrough, chamado “Open Innovation: the New Imperative for Creating…