8 dicas pra usar melhor BI

Encontramos com BI as mesmas características de implantação de um CRM, mesmo se as finalidades são completamente diferentes:

  • BI não é software, mas uma visão de negócio. Por isso, defina objetivos. A ferramenta poderia ser um Excel;
  • BI depende de dados, sem este insumo não se gera conhecimento. Por isso, políticas de BI precisam ser precisas e previstas em contexto de BSC: precisam estar na base da cadeia de TI;
  • BI tem um objetivo claro: permitir rápido acesso a informação qualificada. Se não permitir rápido cruzamento de dados ou extração de informação qualificada, de nada serve.

Otimizando recursos que estão em casa é possível conseguir uma solução de Business Inteligence (BI) que cabe no orçamento. Executivos que seguiram este caminho dão oito dicas para extrair mais vantagens das ferramentas existentes.

1 – Consolide suas ferramentas
“Em geral, as pessoas têm mais ferramentas do que precisam, o que pode desviar o foco”, diz o vice-presidente de soluções de tecnologia da seguradora Allstate Insurance, Anthony Abbattista.

2- Deixe o comando a cargo do negócio
As organizações de TI ainda caem na armadilha de colocar a tecnologia em primeiro plano em vez de criar modelos capazes de responder às necessidades evolutivas do negócio, afirma Nick Millman, diretor sênior de serviços de gestão de informação da consultoria Accenture.

3 – Novos mercados pedem novos modelos de dados
As companhias que não podem competir no mercado de baixo custo precisam descobrir um meio de galgar a cadeia de valor – e, para chegar lá, estão usando ferramentas de BI.

4 – Centralize o BI
Para ajudar a identificar as áreas de interesse certas, Mulholland, da Creativity, montou um centro de análise de excelência, um grupo formado por representantes de diferentes partes do negócio, desde vendas a operações. “Você está empenhado em elevar o QI de cada membro da companhia em termos de conhecer as principais métricas do negócio e mensurá-las com precisão, no tempo certo e em todas as áreas do negócio”, afirma.

5 – Acrescente dados ao data warehouse
Quando se trata de data warehouse, a recessão econômica atual é uma ótima oportunidade para a organização rever o que está perseguindo e colocar mais dados de operações de negócio no funil a fim de obter economias adicionais.

6 – Utilize melhor os dados que possui
Em alguns casos, “fazer mais com menos” é só uma questão de pegar os dados que os usuários já têm e apresentá-los de uma maneira mais útil.

7 – Mantenha seus modelos enxutos
Certifique-se de que você tem um modelo de dados claro e consistente antes de trazer novos dados para o seu data warehouse ou importá-los de alguma outra parte do negócio.

8 – Ajude os usuários a entender os dados, não apenas as ferramentas
Não adianta aumentar o número de usuários com acesso a ferramentas de BI se eles não souberem empregá-las.

Fonte ComputerWorld

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *