Compartilhamento de dados 2.0

  • Web-Oriented Architecture. Este é um modelo cada vez mais popular já que usa como base protocolos da web para expôr dados de maneira web-friendly. Na sua essência, WOA usa um estilo arquitetônico conhecido como REST, que é extremamente poderoso em termos de criação de conjuntos de dados escalável e bidireccional. Porque WOA incentiva dados a serem armazenados em estruturas web, são portanto amigáveis facilitando o trabalho dos sistemas de procura. Uma possível desvantagem é que REST exige uma boa compreensão da Web para implementar plenamente e é por si só não conseguiram cumprir alguns requisitos, tais como certas empresas avançados protocolos de segurança.
  • Open APIs & Lightweight SOA . Uma API é uma interface bem definida que permite a outros interagirem com os seus dados em uma forma altamente controlada. In general, an open API lets 3rd parties integrate on-demand with a business and comes in two primary flavors: traditional and Web-oriented. Em geral, uma API aberta permite integrar aplicações externas ou sob-medida ao negócio e vem em dois sabores primários: tradicional e orientado à web.
  • Web Semântica & Linked Data. De longe, a mais sofisticada e complexa das três abordagens para abrir os dados aqui apresentados, é muito apropriado para determinadas aplicações que têm ricos conjuntos de dados que necessitam de meios poderosos de transformação e consumo. Em particular, aplicações científicas, técnicas, médicas, de mapeamento, e certos domínios governo são muito adequados para esta abordagem. No entanto, definitivamente, deve ser aplicada, dado o potencial da abordagem para criar conjuntos de dados com elevada função. Já para empresas gerirem os seus dados, as tecnologias de Web Semântica serão as mais prováveis para adoção. Você também pode ver Tim Berners-Lee’s recente apresentação na TED sobre o motivo pelo qual sua empresa deve colocar seus dados na web.

Fonte ZDNet – Dion Hinchcliffe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *