Alerta! Brasileiro abandona marcas premium

Por cautela, já que os efeitos ainda não aparecem na renda, os brasileiros estão migrando das marcas mais caras para as mais baratas. Artigos de limpeza são os campeões na perda de consumidores que não estão mais dispostos a pagar por marcas premium. No geral, os produtos de custo baixo e intermediário já predominam na cesta de compras, como aponta estudo da empresa de pesquisas LatinPanel ao comparar o consumo residencial em 2008 com o de 2007.

“As famílias estão readequando o orçamento, já que não deixam de comprar embora estejam seletivas com o que compram”, diz Fátima Merlin, diretora de varejo da LatinPanel. “O avanço dos artigos de preços baixos e intermediários, em detrimento das marcas premium, é uma medida de cautela e poderá se expandir ao longo deste ano, se o atual cenário econômico vier a piorar com a aceleração do desemprego.”

Algumas das grandes companhias de setores de alimentos, bebidas e produtos de limpeza e beleza, consultadas pelo Estado, preferiram não falar sobre suas estratégias, caso se acelere ainda mais a substituição de produtos de maior valor pelos de menores preços na ponta do varejo. Fato que, reconhecem, compromete a rentabilidade dos negócios. Mas todas admitem que reduzir preços é uma das intenções, assim como intensificar as ações promocionais nos supermercados.

A aceleração da troca de produtos captada pela pesquisa da LatinPanel em direção aos produtos mais baratos só não afetou ainda a categoria de Higiene e Beleza, onde o consumo em 2008 cresceu 11% em valor ante o ano anterior, justamente entre os itens de preço mais alto. Pelas considerações de Fátima,seria uma reação psicológica ao clima de crise que invade o dia a dia. “É uma forma de indulgência, uma espécie de prêmio para suavizar a tensão de gastar com produtos que dão prazer.”

Minha única pergunta é: isso seria realmente efeito psicológico da crise ou mudança de comportamento de consumo como temos visto em POSTs anteriores?

Fonte Estado de S.Paulo

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