Um botão de US$300mi

Todo mundo descarta pequenos distúrbios de navegação, assumindo que os usuários acabarão por encontrar o que precisam. Mas isso é um engano: pequenos erros podem custar caro às empresas, na verdade um botão mal concebido pode custar US$ 300 milhões.

Jared Spool é executivo da User Interface Engineering, que faz estudos sobre usabilidade de sites de comércio eletrônico. Recentemente, eles fizeram um estudo para um grande varejista, cujo site tinha provavelmente a interface mais inofensiva que você pode imaginar: Após encher o seu “carrinho de compras”, você pressiona “finalizar”. Depois disso, era solicitado “registre-se” para de concluir a compra. A web designer assumiu que usuários frequentes conheciam suas informações pessoais e que os novos usuários não se importariam com um pequeno passo extra para registrar uma conta, uma vez que eles provavelmente voltariam: um inócuo conjunto de pressupostos e um enorme erro!

UIE verificou que o registro era uma argumento suficiente para usuários abandonarem o site e suas compras; e mesmo usuários frequentes tiveram problemas por não lembrarem de suas senhas. (45% dos usuários aparentemente tinham registos múltiplos, alguns tinham até 10). Para um varejista de US$ 25 bilhões, mesmo pequenas proporções podem significar enormes lucros perdidos.

Redesenhou-se o site, substituindo o botão “registro” por “continuar”. Eles também acrescentaram uma mensagem, dizendo que “não era obrigatório registrar-se”, mas era opcional e poderia ser útil caso “você voltasse”.

As vendas subiram 45% – $ 15 milhões no primeiro mês, e US $ 300 milhões no primeiro ano.

Fonte Fast Company

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