Publicidade tem de encontrar seu novo papel

Michael McLaren, presidente da McCann Erickson EUA e “CEO das contas globais” da rede McCann no mundo, em visita a São Paulo e Rio preocupou-se em sinalizar que o mundo caminha inexoravelmente para as mídias online e móveis. Ele deu o seguinte depoimento em entrevista ao Estado:

O que está mudando no negócio da publicidade?
O agente fundamental de mudança tem sido a penetração da internet e integração dela à vida das pessoas. Sempre apresento exemplos de como as diferentes mídias têm se desenvolvido com a internet e como ela muda a maneira como as marcas falam para seus consumidores: o que acontece comigo se eu interajo com esse meio. Antes, se podia falar diretamente para os seus consumidores através de mídia de massa, persuadindo-os a acreditar no valor do produto. Com a internet, isso mudou. Há um novo papel, pois o modelo de persuasão não funciona. Não temos mais a voz da marca, mas a voz das pessoas. É uma mudança fundamental. Temos de ajudar o cliente a enxergar esse novo modelo, ajudá-lo a ser um influenciador.

Fonte Estado de S.Paulo
Leia entrevista na íntegra >

De qualquer forma, nos parece que as agências de propaganda precisam de fato passar por uma transformação que vai além da visão técnica de adequação a canais. As agências tem hoje um papel meramente pro-ativo de criação de oportunidades de projeto, não entrando no entendimento estratégico do negócio muito além do ciclo de produtos/serviços com o cliente (vindo pelo caminho branding).
Só uma visão mais ampla dos direcionadores do negócio poderia dar a estas agências uma abordagem mais objetiva (também nos resultados) das iniciativas propostas.

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