CEOs apostam em novos mercados consumidores

Uma pesquisa da divisão de consultoria da IBM, que ouviu 1.130 presidentes de empresas em todo o mundo. 83% dos CEOs mundiais apontaram necessidade de “mudanças significativas” em suas empresas.

A preocupação em atacar novos mercados é maior do que a de proteger os mercados atuais. Cinqüenta e nove por cento dos CEOs brasileiros planejam entrar em novos mercados, comparados a 75% dos executivos mundiais. “Um dos maiores desafios que nosso setor enfrenta é o surgimento de concorrentes famintos e inovadores da China”, disse à pesquisa o presidente da Nokia Siemens Networks, Simon Beresford-Wylie.

Um dos incentivos à inovação nas empresas é o crescimento do mercado consumidor, com o aumento do poder aquisitivo em países como a China, a Índia e o Brasil. As empresas ouvidas planejam destinar 27,5% de seu investimento previsto para os próximos três anos para atender esse novo consumidor. Há dois anos, a fatia prevista para endereçar essa questão era de 23,2%.

Ao mesmo tempo em que surge um novo mercado consumidor, os clientes das empresas vão se tornando mais sofisticados, com maior acesso à informação. É um desafio para as companhias utilizar essa sofisticação a seu favor. O estudo cita o caso da Nintendo, que chegou a ter 61% do mercado de videogames no começo da década passada, mas caiu para 22% de participação nesta década.

Fonte Estado de S.Paulo

Matéria completa >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *