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A Sustentabilidade tem na web um grande aliado

Postado em 24 February/12 por charles
Categoria: Estratégia, Negócios | Nenhum comentário

A Web é hoje reconhecida por todo mercado como uma grande alavanca de vantagem competitiva para as empresas, pois permite rápido ganho de escala de comunicação e relacionamento mais aproximado e interativo com seus diversos stakeholders.

Para as atividades e ações sustentáveis, essas características são ainda mais relevantes. Estas ações estão hoje em franco ganho de maturidade, mas sofrem de grande pressão por custos baixos frente à grande necessidade de divulgação e aproximação da sociedade civil de maneira global.

Lembrando que a Sustentabilidade passa pelo tripé Social, Ambiental e Econômico, todas as suas ações impactam processos pouco aparentes para os públicos que procura atender (sejam eles consumidores, fornecedores, funcionários, acionistas, ONGs, mídia, redes sociais, dentre outros).

Desta maneira, a Web oferece diversos recursos para que os ganhos potenciais que estas ações podem providenciar. Adicionalmente, a viabilização destas ações passa necessariamente por uma estrutura de custos que pode ser elevada, principalmente em função da necessidade de capilaridade (pequenas ações com grande áreas/distâncias de aplicação) ou, por outro lado, a necessidade do compartilhamento de ações com pessoas/recursos distantes. Por fim – e provavelmente mais importante – as empresas precisam captar recursos para subsidiar algumas de suas iniciativas.

Por isso, entendemos que a Web pode contribuir para atender estas necessidades com recursos importantes, como abaixo:

-          Redução dos custos de captação de recursos:

  • Na Web, os recursos de pagamento online simplificam o processo de depósito/contribuição para ações sustentáveis, permitindo com recursos eletrônicos sem restrições de presença regional ou deslocamento a agências e pontos bancários. Com o S-Commerce, isso será ainda mais fácil, deixando as transações bancárias ao alcance do dedo.
  • Em paralelo, a própria capacidade de informação da Web divulgando um número de conta associado às facilidades digitais/recursos online dos bancos, atualmente permite, com interfaces amigáveis e amplamente difundidas, a execução de aportes de recursos financeiros.

-          Viabilização da comunicação a custos reduzidos:

  • Sites/Blogs/Portais viabilizam a publicação rápida e dinâmica de todo tipo de conteúdo em mídias simples ou ricas com custos que podem ser considerados marginais quando se fala em soluções OpenSource (Código Aberto) combinadas aos valores hoje muito baixos (e cada vez menores) de hospedagem. Adicionalmente, os operadores não precisam mais de conhecimento técnico para operar estas plataformas, o que garante maior flexibilidade a custos menores.
  • Newsletters/Comunicação Dirigida são recursos altamente eficientes de contato, pois permitem selecionar mensagens adequadas para cada tipo de público. Estes recursos, por serem digitais, têm custos reduzidos, pois substituem os custos de impressão de recursos de comunicação usuais ou custos de altos de veiculação/mídia dos canais tradicionais de comunicação.
  • Fóruns são plataformas muito eficientes de discussão dos temas críticos que giram em torno das ações, reunindo num painel único os diferentes assuntos, pessoas e recursos. Podem servir, portanto, como plataforma de sustentação à inovação, quanto de discussão operacional, ou ainda reunir públicos em torno dos temas que as ações fomentam. As fontes de redução de custos provêm tanto do baixo custo da publicação em ambiente digital, quanto da viabilização de trocas de informações de maneira rápida e colaborativa, sem necessidades de deslocamento.
  • Redes Sociais são evidentemente a bola da vez em termos de comunicação e relacionamento interativo com stakeholders. Em geral, elas permitem a máxima aproximação dos atores que se busca acessar e ainda permitem dirigir ao máximo a comunicação, também com baixos custos, incorporando, dentre outros, as vantagens acima apontadas.

-          Permissão de trabalho remoto, reduzindo custo de infra-estrutura:

  • Neste contexto, algumas das mesmas ferramentas citadas acima voltam como plataforma. Estamos falando de Redes Sociais e Fóruns, mas acrescentando toda a família de Messengers (mensageiros instantâneos) e agora os aplicativos de Voz Sobre IP (VOIP) como Skype, que permitem comunicação de voz (como telefone) e inclusive vídeo conferência, com custos nulos ou muito baixos. Desta maneira, a colaboração entre equipes nunca esteve tão fácil, reduzindo necessidade de viagem e tempo de retorno/agilidade.

-          Aumento do engajamento é definitivamente o ponto mais importante a ser obtido pelas ações de Sustentabilidade, tanto para converter colaboradores, quanto para fomentar adesão de consumidores e mercados sobre suas iniciativas. Os recursos de maior impacto são:

  • Redes Sociais, pela proximidade que gera com os diferentes atores (e conforme citado acima), são a ferramenta de maior eficácia na geração de engajamento. Podemos citar os recentes eventos da “Primavera Islâmica” que se viabilizaram inteiramente por estes ambientes. As recentes iniciativas civis “Ocupar Wall Street” também tiveram sua base de engajamento pela Web. E podemos citar iniciativas sustentáveis associadas a ações mais comerciais como o recente SWU que, com um evento em formato de conjunto de shows, promove uma série de discussões nos ambientes digitais.
  • Crowdsourcing, por fim, tem sido um conceito cada vez mais explorado. Este recurso permite que qualquer pessoa colabore para construção de produtos/serviços/conceitos/inovações. Plataformas digitais diversas permitem que qualquer pessoa insira sua contribuição no corpo do projeto (claro que mediante fluxo de aprovação), possibilitando tanto ampliar as fontes de idéias ao projeto, enriquecendo a formatação das soluções, quanto ganhando em força produtiva com contribuições pulverizadas entre um número ilimitado de pessoas. O melhor exemplo é hoje o Wikipedia e a recente controvérsia do Wikileaks.

Assim, a Web é certamente fonte dos melhores recursos de redução de custos na comunicação e relacionamento dos temas da Sustentabilidade com os respectivos públicos de interesse, já que permite grande ganho de escala, eliminação de barreiras de distância e customização barata.

Por outro lado, apesar de ser mandatório se encarar a Web como um ambiente cada vez mais relevante para cativar e engajar pessoas ou mercados para os programas, projetos e ações de Sustentabilidade das empresas, em função de seu alto poder de relacionamento pessoal, não se pode perder de vista que, quando se trata de Sustentabilidade, o relacionamento presencial e as demais formas e canais de mídia e relacionamento são amplamente relevantes.

Como Web 2.0 vem influenciando a relação entre Empresas e Funcionários?

Postado em 2 September/11 por charles
Categoria: Comunicação, Estratégia, Marca, Negócios | Nenhum comentário

Como Web 2.0 Vem Influenciando a Relação entre Empresas e Funcionários?
A Web teve impactos sensíveis na alteração do comportamento de diversas relações corporativas em voga. Para as funções de Recursos Humanos (RH) não poderia ser diferente. O mercado consumidor e a própria concorrência vem forçando as empresas a participar das tais Redes Sociais e dos [...]

Qual o Papel da Web2.0 na Convergência?

Postado em 18 August/11 por charles
Categoria: Comunicação, Estratégia, Marca, Negócios | Nenhum comentário

É certo que a Web2.0 é a plataforma mais recente da convergência. Mas onde este movimento está nos levando?
A convergência é assunto discutido há muito tempo. Os recursos tecnológicos sempre foram o grande recurso para sua viabilização. Talvez, a pedra fundamental disso tenha sido inclusive o próprio cinema, que foi pioneiro em juntar imagem (em [...]

O Papel da Web na Potencialização dos Intangíveis

Postado em 3 August/11 por charles
Categoria: Comunicação, Estratégia, Marca, Negócios, Relacionamento, Tecnologia | Nenhum comentário

Historicamente a World Wide Web (Teia Mundial de Computadores) iniciou suas atividades como uma traquitana tecnológica para cientistas compartilharem pesquisas e experiência, ou seja, Conhecimento. Duas décadas mais tarde, o acesso foi democratizado e este é o terreno de batalha das maiores empresas do planeta, mas também a mesa de negociação e troca diária de [...]

Hadoop e Cloud Computing

Postado em 5 July/11 por charles
Categoria: Negócios, Produtividade, Tecnologia | Nenhum comentário

Volta e meia em discussões sobre Cloud Computing surge o tal “Hadoop”. O que gera a confusão é que o Hadoop (ou ainda MapReduce, do qual ele se originou) vem sendo usado pelas empresas de Internet, que inspiraram o modelo de cloud computing, e que precisam de escala massiva para suas aplicações, como Yahoo, Google [...]

Estratégia Digital é Corporativa? É Canal? É Internet?

Postado em 7 June/11 por charles
Categoria: Estratégia, Negócios, Relacionamento, Tecnologia | Nenhum comentário

Estratégia Digital parece, numa primeira olhada, um assunto relativamente simples. Digital é Internet, digital é tecnologia móvel, digital é TI. Mas será que Estratégia Digital realmente se limita a estas palavrinhas e conceitos?
Resolvemos explorar esta questão justamente por entender que uma Estratégia Digital é bem mais abrangente do que as premissas comuns de mercado. Estratégia [...]

As diferentes faces da Sustentabilidade Digital

Postado em 24 May/11 por charles
Categoria: Estratégia, Produtividade, Relacionamento, Tecnologia | Nenhum comentário

O tema da Sustentabilidade não é desses que se pode levar de maneira leve ou inconseqüente. Como vimos em artigos anteriores, ela demanda transparência, ética e legitimidade. Não poderia ser diferente em canais digitais. Aliás, pode ser mais instantânea e evidente.
A Sustentabilidade Digital tem duas faces que analisaremos aqui: a abordagem sustentável de TI e [...]

SEM e Redes Sociais mexem com sua marca. Como participar desta briga?

Postado em 28 April/11 por charles
Categoria: Estratégia, Negócios, Tecnologia | Nenhum comentário

Esses dois conceitos tão em voga ultimamente estão sendo utilizados de maneira extensiva e nem sempre coerente com as necessidades das marcas.
Cada qual tem características e impactos diferentes no branding de sua marca e seu uso deve ser planejado de maneira mais alinhada a essas demandas. Senão vejamos:
SEM (Search Engine Marketing – Marketing de Sistema [...]

Estratégica Multicanal é fazer mais (e melhor) com o mesmo

Postado em 28 April/11 por charles
Categoria: Estratégia, Negócios | Nenhum comentário

Como abordagem MultiCanal se traduz em retorno concreto para as empresas? Qual vantagem as empresas podem ter em sofisticar suas operações com novas estratégias e novos canais, implantação de Ciclos com acompanhamento PDCA mais complexos ou ainda visões abrangentes ou integradas dos dados de seus clientes?
O mercado adquiriu excelência especialista, ou vertical, na pressão histórica [...]

A mídia e o futebol não comovem mais…

Postado em 22 March/11 por charles
Categoria: Comunicação | Nenhum comentário

Acredito piamente que assim como “a arte imita a vida” poderíamos projetar tranquila e chucramente para “o futebol imita a vida”.
Li hoje de manhã a coluna de Luiz Zanin do Estadão, que inicia seu texto com uma reflexão que precisa ser levada para o Marketing e Comunicação de nossas empresas. Reproduzo abaixo trecho inicial e [...]



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