homeBlog › Hadoop e Cloud Computing

Hadoop e Cloud Computing

Volta e meia em discussões sobre Cloud Computing surge o tal “Hadoop”. O que gera a confusão é que o Hadoop (ou ainda MapReduce, do qual ele se originou) vem sendo usado pelas empresas de Internet, que inspiraram o modelo de cloud computing, e que precisam de escala massiva para suas aplicações, como Yahoo, Google e Facebook. Mas dizer que o Hadoop é a base para todo projeto de Cloud, não é correto.

Segundo Cesar Taurion, “O Hadoop foi criado pelo Yahoo em 2005 e pode ser considerado uma das maiores invenções de data management desde o modelo relacional.”

O Hadoop é um projeto Open Source, com licenciamento Apache e, portanto, permite a criação de um ecossistema de negócios baseados em distribuições especificas. E o surgimento de serviços em nuvem, como o Amazon Elastic MapReduce, permite às empresas tratarem dados massivos sem demandar aquisição de servidores físicos. Neste modelo, o usuário escreve a aplicação Hadoop e a roda em cima da nuvem da Amazon.

Diversas empresas vêm contribuindo com código para seu desenvolvimento como a Yahoo, Facebook, Cloudera, IBM e outras. Em torno do código base, surgem as distribuições, como Cloudera e DataStax, que agregam valor com utilitários e serviços de suporte e educação, no mesmo modelo das distribuições Linux.

Quem usa Hadoop? Existem os casos emblemáticos como Facebook, Yahoo, Twitter e Netflix (na nuvem da Amazon), mas também já começamos ver seu uso em ambientes corporativos brick-and-mortar. Recentemente uma pesquisa mostrou que pelo menos umas 20 empresas da lista da Fortune 1000 assumiram publicamente que usam Hadoop de alguma forma.

Não existem POSTs relacionados.

Esse conteúdo foi publicado em Tuesday, July 5th, 2011 às 17:41 e foi catalogado como Negócios, Produtividade, Tecnologia. Você pode acompanhar qualquer resposta pelo RSS 2.0. Deixe seu comentário, ou trackback no seu próprio site.



Estatísticas da web

Deixe seu comentário